Pnaic

Bem-vindos ao site do CEAD!

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) é uma unidade acadêmica da UFOP. Oferece cursos na 

modalidade a distância nos níveis de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.

Call or text 911 for any emergency requiring police, fire, or medical assistance.
If non-emergency, call 520-621-8273 (621-UAPD)

pnaicead

MODALIDADE: Aperfeiçoamento

DURAÇÃO: 12 meses

CARGA HORÁRIA: 200 horas

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Orientadores de Estudos e Professores Alfabetizadores.

  • Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática;

  • Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;

  • Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem;

  • Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;

  • Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo Universidades, Secretarias de Educação e Escolas Públicas dos Sistemas de Ensino.

  • Garantir que os estudantes dos sistemas públicos de ensino básico estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental;

  • Definir novas diretrizes e conteúdos de formação de professores alfabetizadores com vistas a reestruturação da formação inicial;

  • Reduzir a distorção idade-série na educação básica; 

  • Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O Pacto se estrutura em uma metodologia para formar orientadores de estudos, que por sua vez, ministrarão o curso a professores alfabetizadores em seus municípios. Para que a formação nos municípios ocorra concomitante ao ano letivo, é necessário que seja organizado um curso que proporciona continuidade ao Encontro de 40h que foi iniciado em 2012 para, assim, continuar a preparar os orientadores de estudos.

No ano de 2014 serão organizados seis encontros com os Orientadores de Estudos. Neles serão organizados os cursos de preparação destes orientadores. São eles:

  1. Curso (40h) – Formação Inicial PNAIC;
  2. Quatro seminários (32h) – Encontro com Orientadores de Estudos;
  3. Atividades Indiretas (48h);
  4. Seminário Final (16h).

Um dos eixos estruturantes do Pacto, reúne três componentes principais:

  • Avaliações processuais, debatidas durante o curso de formação, que podem ser desenvolvidas e realizadas continuamente pelo professor junto aos alunos;

  • Os professores terão acesso a um sistema informatizado onde deverão inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no final do 2º ano. Através deste sistema, docentes e gestores poderão acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno de sua turma, e fazer os ajustes necessários para garantir que todos estejam alfabetizados no final do 3º ano do ensino fundamental;

  • Ao final do 3º ano, todos os alunos farão uma avaliação coordenada pelo INEP. O objetivo desta avaliação universal será avaliar o nível de alfabetização alcançado pelas crianças ao final do ciclo. Esta será mais uma maneira da rede analisar o desempenho das turmas e adotar as medidas e políticas necessárias para aperfeiçoar o que for necessário. O Ministério da Educação assumirá o custo dos sistemas e das avaliações externas. Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões e sugestões - Caderno com reflexões sobre a avaliação e sugestões de atividades de diagnóstico e de acompanhamento dos processos de aprendizagem.

Pólo Sul de Minas: Poços de Caldas

  • Cláudia Aparecida Medeiros de Siqueira Amaral
  • Cíntia Mendes
  • Elizete Fernandes dos Santos
  • Flávia Goulart Pereira
  • Fabrícia Gomes Moreira
  • Lêda Maria Correa
  • Maria Célia Elias Matos
  • Mirlei Costa Fonseca do Amaral

Livros de Matemática e Português - 
base comum curricular
março 2018
img01
Material 1º ao 3º
março 2018
img01
Material 1º ao 3º
maio 2018
img01
PNME
março 2018
img01
PNME
maio 2018
img01

Jogos e Práticas Inclusivas na Alfabetização: 

Reciclando recursos e criando oportunidades 

de aprendizagem
março 2018

img01
Material Educação Infantil
março 2018 - I Encontro
img01
Material Educação Infantil
abril 2018 - II Encontro
img01
Material Educação Infantil
maio 2018 - III Encontro
img01
Palestra
março 2018 - I Encontro
img01
Palestra
abril 2018 - II Encontro
img01
Palestra
maio 2018 - III Encontro
img01

Material do 1º Encontro PNAIC-UFOP 2016
outubro 2016
img01
Material do 2º Encontro de Formação 
PNAIC-CEAD/UFOP - OEs
novembro 2016
img01
Portaria N° 554 - 31/10/16
img01
Resolução N° 6 - 01/11/16
img01

Seminário Final PNAIC
Dezembro 2015
img01
Material do Encontro de Formação
Novembro 2015
img01
Apresentações e Documentos
Encontro Inicial PNAIC 2015 / Poços de Caldas
img01
Apresentações e Documentos
Material do Encontro de Formação de setembro
img01
Calendário de atividades
Segundo semestre de 2015

Apresentações e Documentos
Encontro Inicial PNAIC 2014 / Poços de Caldas
Apresentações e Documentos
1º Encontro de Orientadores de Estudos 
PNAIC 2014 / Poços de Caldas
Apresentações e Documentos
2º Encontro de Orientadores de Estudos 
PNAIC 2014 / Poços de Caldas
Cronograma
2° Encontro com Coordenadores Locais - 
Poços de Caldas MG
Cronograma
2° Encontro com Orientadores de Estudos - 
Poços de Caldas MG
Apresentações e Documentos
3º Encontro de Orientadores de Estudos 
PNAIC 2014 / Poços de Caldas
Cronograma
3° Encontro com Coordenadores Locais - 
Poços de Caldas MG
Cronograma
3° Encontro com Orientadores de Estudos - 
Poços de Caldas MG
PAUTA PARA ORIENTADORES DE ESTUDOS
4° Encontro de Formação - Poços de Caldas 2014
PAUTA PARA COORDENADORES LOCAIS
4° Encontro de Formação - Poços de Caldas 2014
CADERNO 08
Saberes Matemáticos e outros campos do saber
DOCUMENTO ORIENTADOR
Ações de formação em 2014

Cadernos de Estudos da Provinha Brasil
Avaliação da Alfabetização e do Letramento
Cronograma de Formação e Repasse
Atividade Especial para Cursistas 
em Licença a Maternidade (1)
Atividade Especial para Cursistas 
em Licença a Maternidade (2)
Pauta do Encontro de Maio