Bem-vindos ao site do CEAD!
O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) é uma unidade acadêmica da UFOP. Oferece cursos na
modalidade a distância nos níveis de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.
Call or text 911 for any emergency requiring police, fire, or medical assistance.
If non-emergency, call 520-621-8273 (621-UAPD)
MODALIDADE: Aperfeiçoamento DURAÇÃO: 12 meses CARGA HORÁRIA: 200 horas | |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. | |
Orientadores de Estudos e Professores Alfabetizadores.
Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática;
Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;
Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem;
Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;
Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo Universidades, Secretarias de Educação e Escolas Públicas dos Sistemas de Ensino.
Garantir que os estudantes dos sistemas públicos de ensino básico estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental;
Definir novas diretrizes e conteúdos de formação de professores alfabetizadores com vistas a reestruturação da formação inicial;
Reduzir a distorção idade-série na educação básica;
Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O Pacto se estrutura em uma metodologia para formar orientadores de estudos, que por sua vez, ministrarão o curso a professores alfabetizadores em seus municípios. Para que a formação nos municípios ocorra concomitante ao ano letivo, é necessário que seja organizado um curso que proporciona continuidade ao Encontro de 40h que foi iniciado em 2012 para, assim, continuar a preparar os orientadores de estudos.
No ano de 2014 serão organizados seis encontros com os Orientadores de Estudos. Neles serão organizados os cursos de preparação destes orientadores. São eles:
- Curso (40h) – Formação Inicial PNAIC;
- Quatro seminários (32h) – Encontro com Orientadores de Estudos;
- Atividades Indiretas (48h);
- Seminário Final (16h).
Um dos eixos estruturantes do Pacto, reúne três componentes principais:
Avaliações processuais, debatidas durante o curso de formação, que podem ser desenvolvidas e realizadas continuamente pelo professor junto aos alunos;
Os professores terão acesso a um sistema informatizado onde deverão inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no final do 2º ano. Através deste sistema, docentes e gestores poderão acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno de sua turma, e fazer os ajustes necessários para garantir que todos estejam alfabetizados no final do 3º ano do ensino fundamental;
Ao final do 3º ano, todos os alunos farão uma avaliação coordenada pelo INEP. O objetivo desta avaliação universal será avaliar o nível de alfabetização alcançado pelas crianças ao final do ciclo. Esta será mais uma maneira da rede analisar o desempenho das turmas e adotar as medidas e políticas necessárias para aperfeiçoar o que for necessário. O Ministério da Educação assumirá o custo dos sistemas e das avaliações externas. Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões e sugestões - Caderno com reflexões sobre a avaliação e sugestões de atividades de diagnóstico e de acompanhamento dos processos de aprendizagem.
Pólo Sul de Minas: Poços de Caldas
- Cláudia Aparecida Medeiros de Siqueira Amaral
- Cíntia Mendes
- Elizete Fernandes dos Santos
- Flávia Goulart Pereira
- Fabrícia Gomes Moreira
- Lêda Maria Correa
- Maria Célia Elias Matos
- Mirlei Costa Fonseca do Amaral