Bem-vindos ao site do CEAD!
O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) é uma unidade acadêmica da UFOP. Oferece cursos na
modalidade a distância nos níveis de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.
Call or text 911 for any emergency requiring police, fire, or medical assistance.
If non-emergency, call 520-621-8273 (621-UAPD)
MODALIDADE: Licenciatura DURAÇÃO: 9 semestres CARGA HORÁRIA: 2850 h | |
O Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Resolução CEPE No. 2785. O conceito 4 foi dado pela Avaliação feita pelo INEP em 2013. | |
Promover a qualificação de profissionais para:
Exercer atividades de ensino relativas às áreas que integram o currículo do Ensino Médio e das séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvendo reflexão quanto ao fazer pedagógico e suas implicações na realidade social;
Obter uma formação teórico-prática na área de Matemática suficiente para atuar de forma crítica em diversos campos de atividade educacional;
Dominar os conteúdos disciplinares relativos à docência das diferentes áreas que integram os currículos da Escola Básica bem como as suas respectivas metodologias, recursos e meios, visando ao preparo de ambientes de aprendizagem e à condução de situações educativas;
Compreender os fundamentos epistemológicos das teorias que sustentam as propostas pedagógicas para a Escola Básica;
Demonstrar postura científica ativa, criativa e reflexiva diante de problemas da educação e especificamente da docência na Educação Básica;
Atuar no planejamento, organização e gestão dos Sistemas de Ensino Fundamental e Médio e nas esferas administrativa e pedagógica com competência técnico-científica e ética e democratização das relações sociais na comunidade escolar e fora dela;
Contribuir com o desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição onde atua, desenvolvendo atividades pedagógicas em consonância com as atividades coletivas, de forma interdisciplinar e de interlocução com os diversos campos do saber e da cultura;
Participar de movimentos socio-culturais da comunidade, em geral, e de sua categoria profissional, em particular, exercendo liderança e assumindo compromisso com a transformação social do seu meio.
Espera-se que o professor formado esteja capacitado para:
Expressar-se oralmente e por escrito com clareza e precisão;
Trabalhar em equipes multidisciplinares;
Compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas;
Utilizar a prática profissional também como fonte de produção de conhecimento;
Identificar, formular e resolver problemas na sua área de atuação, utilizando o rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
Participar de programas de formação continuada;
Realizar estudos de pós-graduação e trabalhar na interface da Matemática com outros campos do saber;
Espera-se ainda que o profissional tenha a percepção correta do papel social do educador, que sua ação possibilite a transformação do meio social da escola e que seja capaz de socializar o conhecimento matemático e utilizá-lo na formação dos indivíduos para o exercício da cidadania.
Portaria CEAD/UFOP Nº. 006 DE 24 de março de 2025 - Presidente Docente do NDE - Matemática
Portaria CEAD/UFOP Nº 012 DE 15 de abril de 2025 - Membros Docentes do NDE - Matemática
Portaria CEAD/UFOP Nº 014 de 24 de abril de 2025 - Membros Docentes do Colegiado - Matemática
Portaria CEAD/UFOP Nº 020 de 03 de setembro de 2024 - Membro Docente do Colegiado - Matemática
Portaria CEAD/UFOP Nº 015 de 10 de julho de 2024 - Membro Discente do Colegiado - Matemática
Portaria CEAD/UFOP Nº 010 de 04 de junho de 2024 - Membro do Colegiado - Matemática
Portaria de Desligamentos dos discentes referentes ao primeiro semestre letivo de 2023
Formar professores de Matemática criativos, reflexivos e críticos capacitados para atuar no ensino nos diversos níveis, conscientes do significado e da importância social de sua profissão, que deve estar direcionada para a humanização do indivíduo e a preservação de sua liberdade.
O ensino a distância é caracterizado como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologia de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Cada aluno, além das comunicações virtuais, estará vinculado a um Polo de Apoio Presencial (PAP) – espaço para encontros com professores, monitores, tutores, e colegas. Neste mesmo PAP o aluno fará periodicamente avaliações, conforme o calendário específico do seu curso.
Nesta modalidade o aluno é sujeito que vai administrar a própria aprendizagem, construindo seu próprio método para melhor aproveitar os conteúdos disponibilizados por meio eletrônico e/ou impresso. Deverá se conscientizar de que estuda para seu próprio aperfeiçoamento profissional e de que é o responsável central neste processo.
A cada disciplina corresponderão atividades específicas e provas cujos critérios serão previamente divulgados no AVA pelos professores. Haverá encontros presenciais nos Polos de Apoio Presencial para provas e outras atividades, preferencialmente aos sábados. A média de aprovação em cada disciplina será igual ou superior a seis (6,0), segundo as normas da UFOP.
O processo de Seleção obedece às normas da UFOP/UAB. Atualmente é feito pela nota do ENEM.
Após a integralização curricular, seguir a orientação contida no portal Minha UFOP para colação de grau e expedição do diploma.
Curso ofertado nos polos:
Alterosa – MG
Araguari – MG
Bicas – MG
Boa Esperança – MG
Bom Despacho – MG
Cambuí – MG
Confins – MG
Conselheiro Lafaiete – MG
Ipatinga – MG
João Monlevade – MG
Lagamar – MG
Ponte Nova – MG
Sabará – MG
Três Marias – MG