Matemática (EAD)

Bem-vindos ao site do CEAD!

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) é uma unidade acadêmica da UFOP. Oferece cursos na 

modalidade a distância nos níveis de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.

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MODALIDADE: Licenciatura

DURAÇÃO: 9 semestres

CARGA HORÁRIA: 2850 h

 O Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Resolução CEPE No. 2785. O conceito 4 foi dado pela Avaliação feita pelo INEP em 2013.

Promover a qualificação de profissionais para:

  • Exercer atividades de ensino relativas às áreas que integram o currículo do Ensino Médio e das séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvendo reflexão quanto ao fazer pedagógico e suas implicações na realidade social;

  • Obter uma formação teórico-prática na área de Matemática suficiente para atuar de forma crítica em diversos campos de atividade educacional;

  • Dominar os conteúdos disciplinares relativos à docência das diferentes áreas que integram os currículos da Escola Básica bem como as suas respectivas metodologias, recursos e meios, visando ao preparo de ambientes de aprendizagem e à condução de situações educativas;

  • Compreender os fundamentos epistemológicos das teorias que sustentam as propostas pedagógicas para a Escola Básica;

  • Demonstrar postura científica ativa, criativa e reflexiva diante de problemas da educação e especificamente da docência na Educação Básica;

  • Atuar no planejamento, organização e gestão dos Sistemas de Ensino Fundamental e Médio e nas esferas administrativa e pedagógica com competência técnico-científica e ética e democratização das relações sociais na comunidade escolar e fora dela;

  • Contribuir com o desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição onde atua, desenvolvendo atividades pedagógicas em consonância com as atividades coletivas, de forma interdisciplinar e de interlocução com os diversos campos do saber e da cultura;

  • Participar de movimentos socio-culturais da comunidade, em geral, e de sua categoria profissional, em particular, exercendo liderança e assumindo compromisso com a transformação social do seu meio.

Espera-se que o professor formado esteja capacitado para:

  • Expressar-se oralmente e por escrito com clareza e precisão;

  • Trabalhar em equipes multidisciplinares;

  • Compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas;

  • Utilizar a prática profissional também como fonte de produção de conhecimento;

  • Identificar, formular e resolver problemas na sua área de atuação, utilizando o rigor lógico-científico na análise da situação-problema;

  • Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;

  • Participar de programas de formação continuada;

  • Realizar estudos de pós-graduação e trabalhar na interface da Matemática com outros campos do saber;

  • Espera-se ainda que o profissional tenha a percepção correta do papel social do educador, que sua ação possibilite a transformação do meio social da escola e que seja capaz de socializar o conhecimento matemático e utilizá-lo na formação dos indivíduos para o exercício da cidadania.

Resolução CONGRAD Nº 142 - PPC Matriz 03
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Projeto Pedagógico do Curso (Matriz 3)
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Resolução CEPE 7867 - PPC Matriz 2
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Projeto Pedagógico do Curso (Matriz 2)
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Projeto Pedagógico do Curso (Matriz 1)
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Formar professores de Matemática criativos, reflexivos e críticos capacitados para atuar no ensino nos diversos níveis, conscientes do significado e da importância social de sua profissão, que deve estar direcionada para a humanização do indivíduo e a preservação de sua liberdade.

O ensino a distância é caracterizado como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologia de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Cada aluno, além das comunicações virtuais, estará vinculado a um Polo de Apoio Presencial (PAP) – espaço para encontros com professores, monitores, tutores, e colegas. Neste mesmo PAP o aluno fará periodicamente avaliações, conforme o calendário específico do seu curso.

Nesta modalidade o aluno é sujeito que vai administrar a própria aprendizagem, construindo seu próprio método para melhor aproveitar os conteúdos disponibilizados por meio eletrônico e/ou impresso. Deverá se conscientizar de que estuda para seu próprio aperfeiçoamento profissional e de que é o responsável central neste processo.

A cada disciplina corresponderão atividades específicas e provas cujos critérios serão previamente divulgados no AVA pelos professores. Haverá encontros presenciais nos Polos de Apoio Presencial para provas e outras atividades, preferencialmente aos sábados.  A média de aprovação em cada disciplina será igual ou superior a seis (6,0), segundo as normas da UFOP.

O processo de Seleção obedece às normas da UFOP/UAB. Atualmente é feito pela nota do ENEM.

Após a integralização curricular, seguir a orientação contida no portal Minha UFOP para colação de grau e expedição do diploma.

Lista de Tutores
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Curso ofertado nos polos:

Alterosa – MG

Araguari – MG

Bicas – MG

Boa Esperança – MG

Bom Despacho – MG

Cambuí – MG

Confins – MG

Conselheiro Lafaiete – MG

Ipatinga – MG

João Monlevade – MG

Lagamar – MG

Ponte Nova – MG

Sabará – MG

Três Marias – MG

Calendário Letivo
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Bloco de Provas
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Docentes do Semestre
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Encargos Didáticos
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